QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA?












Médicos, amigos ou artigos nos lembram o tempo todo que é preciso praticar atividades físicas. Mas afinal, por que é importante praticar exercícios físicos?

Confira neste artigo a resposta para esta pergunta e aprenda como começar a praticar exercícios físicos e se manter motivado.

Por que é importante fazer atividade física?

Entre os principais benefícios da prática de atividades físicas podemos citar: prevenção e controle doenças cardiovasculares (como infarto, AVC e pressão alta), diabetes tipo 2, diferentes tipos de câncer, alívio dos sintomas da depressão e ansiedade, e melhora da memória e da imunidade.

Estudos apontam que a prática também ajuda a inibir quadros comuns no envelhecimento, como a osteoporose e a perda de massa muscular.

Um dos motivos para tantos efeitos positivos é o poder de combater o excesso de peso, que está relacionado ao surgimento de diversas doenças.

A obesidade provoca alterações hormonais e gera no corpo um estado inflamatório crônico, estimulando a proliferação celular que pode levar ao câncer.

Além disso, devido a liberação de endorfina, hormônio que transmite a sensação de prazer, diminui a ansiedade e ativa a serotonina, um neurotransmissor responsável por combater a depressão.

Em resumo, a atividade física é essencial para melhorar a qualidade de vida.

A melhor forma de obter resultado nesse processo é escolher uma atividade que agrade a pessoa que irá realizar, dessa forma a chance de desistência será menor.